Inovapar_Genoa

Equipe da BPI, que faz parte do grupo Genotyping Biotecnologia, e que adota a ferramenta para gerenciar análises moleculares genômicas voltadas a diversos segmentos do mercado

A Genotyping BPI (Biotecnologia, Pesquisa e Inovação) é uma empresa pioneira na prestação de serviços de biologia molecular de última geração para variados setores, como agronegócio, indústrias alimentícias, tratamentos de água, petróleo e gás, cosméticos, entre outros. Localizada em Botucatu (SP), possui um laboratório capaz de realizar uma gama completa de análises moleculares e desenvolvimento de soluções biotecnológicas. Para o controle da operação da BPI, o Grupo Genotyping fechou parceria com a Inovapar Soluções, empresa nacional de consultoria e projetos de tecnologia para saúde, e iniciou a implantação da solução Motion LIS, desenvolvida pela Touch Health.

Provedora de serviços de sequenciamento e genotipagem, a BPI também exerce ativamente a elaboração de soluções inovadoras ao mercado. Hoje, ela atende centros de pesquisa e universidades, com prestação de serviço genômico; empresas da iniciativa privada, com desenvolvimento de testes personalizados em diagnóstico molecular e soluções em identificação e controle de contaminantes; e o setor sucroalcooleiro, desenvolvendo a análise de genotipagens microssatélites de leveduras do processo fermentativo (LeveID).

Com a implantação do sistema de informação laboratorial Motion LIS, o controle dos projetos da BPI será feito direto no sistema, desde a abertura até o faturamento, garantindo um aumento na rastreabilidade das informações e na produtividade, sem perder a qualidade, essencial para os serviços oferecidos pelo laboratório. A possibilidade de obter relatórios estatísticos dos resultados das análises de forma fácil e eficiente foi um ponto fundamental na escolha da ferramenta. Junto ao corpo técnico e científico de renome da BPI, que desenvolve e certifica os trabalhos que são realizados, a equipe do Motion LIS vem fazendo uma avaliação de todos os processos para poder customizar a solução de forma a atender todas as necessidades da pesquisa na área de Biologia Molecular, que tem muitas particularidades.

 

Alta tecnologia

Inovapar_Genoa2

Com a tecnologia utilizada, a BPI também oferece o sequenciamento de genomas com grande cobertura e alto rendimento, garantindo rapidamente a montagem completa da sequência do DNA de organismos diversos

O Grupo Genotyping foi pioneiro no uso da técnica de sequenciamento Next Generation (NGS), que permitiu avanços consideráveis em análises moleculares. Na BPI, uma das técnicas desenvolvidas com o sequenciamento que é oferecida é a Metagenoma, que permite a detecção qualitativa (identificação dos organismos) e quantitativa (determinação relativa dos organismos presentes) em amostras de complexidades variadas. Todas as bactérias, fungos e demais eucariotos podem ser detectados em amostras biológicas, ambientais, industriais, alimentícias, entre outros, de uma forma rápida e precisa.

Com a tecnologia utilizada, a BPI também oferece o sequenciamento de genomas com grande cobertura e alto rendimento, garantindo rapidamente a montagem completa da sequência do DNA de organismos diversos. Para sequenciamentos de RNA (transcriptomas), o laboratório apresenta equipe técnica preparada para manipular e extrair material nucleico de amostras biológicas diversas, incluindo as que apresentam quantidade reduzidas de RNA.

Outro serviço de destaque na BPI é a descoberta de variantes genéticas. Através da metodologia Double RADSeq, a equipe do laboratório descobre milhares de SNPs de interesse do alvo de estudo, realizando o serviço em território nacional, incluindo o serviço de bioinformática dos dados brutos gerados. O serviço de extração do material genético também é fornecido, disponibilizando metodologias manuais e semiautomáticas de obtenção do DNA com qualidade e quantidade necessária para a realização do projeto.

Tags:

biologia molecular, genotipagens microssatélites, Motion LIS, sequenciamento Next Generation

Compartilhe: