inovapar

Rastreabilidade e otimização financeira através de indicadores e relatórios para o estoque de laboratórios

A Touch Health, desenvolvedora do Motion LIS, software comercializado pela Inovapar, agregou mais uma importante funcionalidade ao seu LIS – Sistema de Informação Laboratorial – o módulo Estoque. Com larga experiência em laboratórios e hospitais, o módulo de estoque foi totalmente desenvolvido para atender a área da saúde.

Gerenciar o estoque de um laboratório requer circunspeção, porque além de envolver riscos que podem prejudicar a reputação do laboratório, está ligado diretamente a saúde financeira do mesmo, já que o fluxo de compra, desperdício de material e grandes volumes armazenados sem rotatividade, podem ser o gargalo silencioso de um laboratório.

O módulo de estoque do Motion LIS garante o controle do estoque auxiliando no processo de decisão, pois um dos seus objetivos é otimizar o investimento em armazenamento, aumentando o uso eficiente e minimizando as necessidades de capital investido em estoque. Para isso, o software monitora todas as movimentações e sugere um fluxo de compra, com controle de estoque minimo, através de alerta ou pedido automático de compra.

inovapar2

Outra novidade, que está em desenvolvimento e prevista para as próximas versões, é a integração com os equipamentos analíticos

Esse módulo permite controle (FIFO e FEFO), por lote ou identificação unitária, através de códigos de barras, com alerta de vencimento, além de solicitação de novos pedidos, compras, movimentação por centro de custo, controle de transferência de insumos do estoque para o centro de custo solicitante e entre centro de custos, além de inventário com acerto automático.

Seguindo uma das principais características do Motion LIS, o estoque tem rastreabilidade total dos materiais, desde a entrada até o consumo no centro de custo solicitante e permite gerar indicadores e relatórios, como número de exames realizados x consumo x volume de compras.

Outra novidade, que está em desenvolvimento e prevista para as próximas versões, é a integração com os equipamentos analíticos, possibilitando um controle automático do consumo de reagentes e insumos. Atualmente esse controle é possível, porém de forma semiautomatizada, onde a informação é inserida no sistema através do escaneamento do código de barras do kit ou insumo utilizado.

Tags:

Inovapar, módulo Estoque, Motion LIS, rastreabilidade

Compartilhe: