microbiologia_fdp

O cadastro deve ser feito pelo responsável técnico diretamente no formulário disponível na internet. foto: freedigitalphotos

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) está cadastrando pela Internet os laboratórios públicos e privados de microbiologia no país. Segundo a Agência, o objetivo é conhecer o perfil e a capacidade analítica de cada um e também permitir compartilhar materiais, normas e comunicados publicados pela Anvisa, que sejam importantes para esses serviços.

O cadastro deve ser feito pelo responsável técnico diretamente no formulário disponível na internet.

O cadastro começou em abril deste ano e, segundo a equipe técnica da Gerência de Vigilância e Monitoramento em Serviços de Saúde (GVIMS) da Anvisa, o formulário estará ativo até o final de junho.

A primeira página apresenta o formulário propriamente dito, que tem campos para informar o estado e o municípo, se atua na área pública ou privada, se é de pesquisa, se possui alguma certificação ou acreditação, entre outras informações.

Na página “Resultados” é possível saber quantos laboratórios já estão cadastrados e algumas das informações solicitadas no formulário, sem identificar cada laboratório.

De acordo com a GVIMS, a Anvisa não pode estimar quantos laboratórios de microbiologia existem no país porque usa como fonte de informações o Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES), que não apresenta dados específicos relativos a esse tipo de laboratório.

Tags:

Anvisa, cadastro, laboratórios de microbiologia

Compartilhe: