InovaparCHSP

Projeto desenvolvido pela Touch Health para o CHSP (foto) faz parte da nova estratégia para uma solução completa

O Centro de Hematologia de São Paulo (CHSP) é hoje um dos maiores e mais importantes serviços de Hematologia e Hemoterapia do estado de São Paulo. Constituído em 1981 sob a liderança do Dr. Luiz Gastão Rosenfeld e do Dr. Celso Guerra, é focado no paciente hematológico – portadores de doenças do sangue, como a leucemia, que são raras, mas complicadas e com alta taxa de mortalidade.

Hoje, o CHSP atende pacientes em seu ambulatório localizado na Avenida Brigadeiro Luís Antônio, na capital paulista, e também dentro de vários hospitais, em que os pacientes estão internados. Na unidade, a instituição disponibiliza dois andares para atendimento na área de Clínica Hematológica para adultos e crianças, um laboratório especializado com procedimentos especiais, como Mielograma e Biópsia de medula óssea, e realiza aplicações como quimioterapias e transfusão de sangue.

O Sistema de Informação Laboratorial Motion LIS, distribuído pela Inovapar Soluções, foi a plataforma escolhida para cuidar de toda a operação da instituição, e faz parte da nova estratégia da Touch Health de colocá-lo como o sistema mais moderno, completo e com todas as inovações de ponta para as áreas de Análises Clínicas, Genética e Anatomia Patológica.

Inovapar_Gastao

Luiz Gastão Rosenfeld, Presidente do Conselho do CHSP

O Motion LIS, já operando no Laboratório Clínico do CHSP, processa mais de 10 mil exames por mês. “Dentro do laboratório, o Motion substituiu um programa que existia de laboratórios, especializado, com sucesso total, interfaceado com os equipamentos, facilita, e muito, a operação e traz mais segurança na exibição dos exames”, afirma o Dr. Luiz Gastão Rosenfeld, Presidente do Conselho do CHSP. Especialista em Hematologia, Onco-hematologia e Patologia Clínica, o Dr. Gastão já atuou como Presidente da Sociedade Brasileira de Hematologia e Hemoterapia; foi Vice-presidente Médico da DASA de 2001 a 2010, tendo participado intensamente no desenvolvimento e implantação da primeira versão do Motion LIS e lá permanecendo mais 5 anos como Consultor; e Diretor do Laboratório do Hospital Albert Einstein.

Com o sistema, os médicos do Centro de Hematologia já conseguem, hoje, acompanhar o andamento dos exames dentro do próprio consultório e podem liberar os resultados, porque são hematologistas com conhecimento das alterações no sangue. O Monitor de Acompanhamento Médico gerou ganho de tempo, pois o médico consegue ver quais exames estão em execução e quais já estão com resultado parcial liberado. Com esse resultado parcial, o médico faz a avaliação e chama o paciente que está aguardando após a coleta, para dar o retorno e tomar algum tipo de conduta. O médico também consegue visualizar laudos prontos dentro do sistema, sem necessidade de impressão. O objetivo no CHSP é reduzir ao máximo o número de impressões em papel.

O projeto prevê que o Motion LIS trabalhe como aplicação completa em todas as áreas administrativas do atendimento ao paciente no Centro de Hematologia, incluindo até mesmo os agendamentos de consultas, terapias ou transfusão sanguínea. Com o acompanhamento do Dr. Luiz Gastão, a equipe do Motion LIS está mapeamento e levantando todos os fluxos de trabalho das áreas de agendamento, atendimento, consultas e terapias para atender todas as necessidades do CHSP.

A implantação do sistema tem como missão, inclusive, otimizar procedimentos especiais como a coleta do Mielograma, que é feita pelo médico durante a consulta. A coleta prevê o preenchimento de vários questionários e a ideia é colocar isso dentro do sistema, concentrando as informações de forma digital sempre que possível. A equipe da Touch Health, que conta com mais de 150 pessoas, incluindo a participação de doutores e biomédicas especialistas, com vários anos de experiência nos maiores laboratórios do mercado e empresas do setor, tem ainda especialistas das áreas de agendamento, atendimento, comercial, faturamento e contas a pagar e receber, para que a missão no Centro de Hematologia tenha a melhor solução do mercado.

“Nós esperamos ter uma melhoria muito grande do atendimento quando todas as áreas já estiverem com a solução em operação, pois teremos um atendimento que envolve prontuário do paciente, agendamento, o atendimento para elegibilidade diante dos convênios, a elegibilidade técnica do ponto de vista pré-analítico, das condições do paciente e procedimentos, além do  sistema de faturamento, integrado ao sistema contábil e ao contas a pagar e receber”, declara o Dr. Luiz Gastão.

Tags:

Motion LIS, Touch Health

Compartilhe: