Inovapar

A Inovapar Soluções destacará os principais benefícios do módulo de Anatomia Patológica do Motion LIS durante o 43º CBAC

Os exames de Anatomia Patológica são fundamentais para o diagnóstico de doenças infecciosas, inflamatórias ou tumorais. Para contemplar essa especialidade em seu menu de serviços, é fundamental que o laboratório ou o hospital dedique atenção especial às suas particularidades, com investimento em soluções para atender todo o fluxo específico da área.

O módulo de Anatomia Patológica do Motion LIS, sistema de informações laboratoriais distribuído pela Inovapar Soluções e desenvolvido pela Touch Health, possibilita o gerenciamento de todo o processo de produção de exames, desde a abertura de ficha até o faturamento e disponibilização do laudo, e oferece ferramentas adequadas especificamente para atender as particularidades da área.

“Alguns exames de Anatomia Patológica tem muitas variáveis diferentes e a equipe do Motion conseguiu preparar o sistema para facilitar nosso trabalho. Para imuno-histoquímica, por exemplo, prepararam a tabela de anticorpos, isto facilita muito na hora de laudar, e ainda é possível acrescentar mais informações necessárias. No caso das biópsias de próstata, que é a minha especialidade, é possível incluir imagens no laudo de forma bem simples”, segundo relatos da Dra. Kátia R. M. Leite, Patologista sênior do laboratório de Patologia do Hospital Sírio Libanês e Diretora Científica e Presidente do Conselho Técnico Científico da Genoa Biotecnologia,

Os materiais biológicos utilizados nos testes da especialidade, por exemplo, exigem preparos longos. Para isso, o Motion LIS contempla o Monitor de Preparo de Amostras, que permite acompanhar cada etapa do processo. O sistema só permite a execução da etapa seguinte se a anterior estiver finalizada. Em caso de urgência, pode-se rastrear exatamente a etapa em que a amostra se encontra no processo. Além disso, com o controle do monitor é possível fazer a emissão de TAT, mensurando o tempo médio gasto em cada etapa do preparo.

Outro diferencial do módulo de Anatomia Patológica do Motion LIS é o controle detalhado do fracionamento das amostras, e etiquetas em formato 2D para lâmina e bloco, possibilitando o armazenamento e rastreamento dos materiais arquivados. Para facilitar o fluxo de laboratórios com grande demanda diária, é possível gerar blocos pré-impressos e vinculá-los ao material.

Também no processo de digitação, o sistema permite a criação de máscaras configuráveis e laudos estruturados, que auxiliam na interpretação e digitação do diagnóstico. Essas máscaras podem ser customizadas para cada tipo de material ou por médico patologista.

A rastreabilidade do sistema é fundamental também para casos de alterações em laudo emitido, pois todas as alterações ficam registradas no sistema, importante para a segurança do laboratório e processos de auditoria. O Motion LIS ainda disponibiliza indicadores que auxiliam na escolha da melhor estratégia de gestão.

Para as instituições que oferecem serviços em mais de uma especialidade – Análises Clínicas, Anatomia Patológica e Biologia Molecular -, o Motion LIS oferece módulos para todas as áreas de forma integrada, em única plataforma. Isto reduz o tempo de trabalho das equipes e permite a visualização de todos os resultados do paciente no mesmo lugar.

Tags:

anatomia-patológica, imuno-histoquímica, Motion LIS

Compartilhe: