O Laboratório de Genômica Integrativa do Instituto de Biociências da Universidade Estadual Paulista (Unesp), em Botucatu, oferece uma oportunidade de Pós-Doutorado em Bioinformática com Bolsa da FAPESP. O prazo de inscrição vai até o dia 30 de agosto de 2017.

A Bolsa está vinculada ao Projeto Temático intitulado “Cromossomos sexuais, cromossomos B e seus enigmas: sistemas modelo para estudos de evolução cromossômica e genômica”.

O bolsista selecionado participará do projeto “Em direção a uma visão funcional da biologia cromossômica de elementos B e sua interface com cromossomos sexuais”, que envolve genômica estrutural e funcional, citogenética, bioinformática e biologia sistêmica, direcionado ao estudo de cromossomos B e sexuais em distintos modelos animais (peixes e insetos). Seu principal objetivo é ampliar o conhecimento das bases moleculares que governam a história evolutiva de tais cromossomos.

O bolsista selecionado trabalhará com montagem e anotação genômica, busca de sequências em cromossomos B e sexuais, rearranjos genômicos, análise de transcriptomas e microRNômicas, análise de enriquecimento gênico, proteômica e construção de redes de proteínas.

O candidato deve ter doutorado em Genética, Biologia Molecular, Bioquímica, Bioinformática ou campos equivalentes. A vaga exige: 1) Experiência com bioinformática aplicada à montagem genômica, anotação genômica e análise de transcriptomas (mapeamento/montagem, anotação, análise de expressão diferencial, ontologia gênica e descrições de vias metabólicas); 2) Proficiência em inglês escrito e falado; 3) Conhecimento em programação em Python, ou Pearl ou C++; 4) Conhecimento em análise de dados gráficos com R, Python, Wolfram ou similar. Também é desejável que o candidato tenha experiência com bioinformática aplicada à proteômica (espectrometria de massa) e conhecimento em Matemática ou Estatística Geral.

A oportunidade está publicada aqui.

As inscrições devem ser feitas por e-mail para o pesquisador responsável pelo Temático, Cesar Martins ([email protected]). Devem ser encaminhados junto por e-mail: currículo, carta de motivação, duas cartas de referência de professores/supervisores prévios ou de colaboradores, cópia do diploma ou certificado de doutorado.

A vaga está aberta a brasileiros e estrangeiros. O selecionado receberá Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP no valor de R$ 7.174,80 mensais e Reserva Técnica. A Reserva Técnica de Bolsa de PD equivale a 15% do valor anual da bolsa e tem o objetivo de atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa.

Caso o bolsista de PD resida em domicílio diferente e precise se mudar para a cidade onde se localiza a instituição-sede da pesquisa, poderá ter direito a um Auxílio-Instalação. Mais informações sobre a Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP estão disponíveis aqui.

Compartilhe: