Tecnologia proporciona maior controle sobre a produção e o transporte de medicamentos, beneficiando empresas e consumidores

O rastreamento se dará por meio de código de barras bidimensional, que armazena todas as informações relativas à origem e transporte dos medicamentos

Com a implantação do Sistema Nacional de Controle de Medicamentos (SNCM), que dá as diretrizes para a rastreabilidade dos medicamentos em toda a cadeia produtiva, desde a fabricação até o consumo, a expectativa é que o investimento nessa tecnologia só cresça daqui em diante. E a FCE Pharma – Exposição Internacional de Tecnologia para a Indústria Farmacêutica, que acontece de 22 a 24 de maio em São Paulo, será uma ótima oportunidade para saber o que é necessário para seguir esta nova regra.

A rastreabilidade traz benefícios significativos tanto para a indústria quanto para o consumidor. Ela aumenta a confiança de pacientes e profissionais nos medicamentos utilizados, pois proporciona maior controle de produção e de logística, inibindo, por exemplo, o comércio de produtos falsificados e roubados. O rastreamento se dará por meio de código de barras bidimensional, que armazena todas as informações relativas à origem e transporte dos medicamentos.

A Wipotec-OCS é uma das empresas presentes que terá o recurso como destaque. Ela exibirá seus equipamentos para a implantação da rastreabilidade em linhas de produção farmacêutica. Segundo o diretor Marcelo Cozaz, são equipamentos robustos, com alta tecnologia de hardware e software, e que se sobressaem pela durabilidade, confiabilidade e eficiência. “A rastreabilidade de medicamentos está em pauta há dez anos, porém acreditamos que neste momento as empresas começarão a investir, pois o desenho elaborado pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) está mais consistente”, afirmou.

Já a SeaVision-Lixis, que desenvolve e fabrica equipamentos para controle de qualidade da embalagem farmacêutica, destaca a flexibilidade de suas soluções para a rastreabilidade. Elas podem ser adotadas tanto para máquinas e linhas já existentes como para novas — e o atendimento ao cliente, pois oferece peças de reposição para pronta-entrega, programas de manutenção e treinamento especializado.

A FCE Cosmetique e FCE Pharma acontecem de 22 a 24 de maio – a exposição nos estandes vai das 13h às 20h

Serviço
Local: São Paulo Expo
Horário: das 13h às 20h
Endereço: Rodovia dos Imigrantes, km 1,5, São Paulo – Brasil

Tags:

FCE Pharma, rastreabilidade dos medicamentos, Sistema Nacional de Controle de Medicamentos

Compartilhe: