Referenciado centro de medicina laboratorial em Minas Gerais, o Méthodos conta com mais de 30 anos de história e um percurso pautado pelo alto nível de qualidade. Com foco na melhoria contínua, visando o bem-estar e segurança de seus clientes, o laboratório está localizado em Pouso Alegre e processa, atualmente, mais de 90 mil exames por mês.
Na busca pela excelência, o Méthodos garantiu o reconhecimento das instituições especializadas com o certificado ISO 9001, em 2008. Após a implantação do sistema Shift, o laboratório passou também a ser Acreditado Pleno da ONA (Organização Nacional de Acreditação), passando a integrar o seleto grupo de 27 laboratórios em todo o Brasil contemplados com este selo.
“Implantamos o Shift LIS no final de 2015 e, em pouco mais de um ano, registramos ganhos significativos em produtividade. Aumentamos em mais de 15% nosso volume de exames mensais com uma Área Técnica otimizada, onde a produtividade do setor praticamente dobrou. Fazemos uma gestão integrada, na mesma plataforma, de todos os nossos postos de coleta, que expandimos para mais quatro localizações”, refere Adriana Sanches, gerente de Controladoria do Méthodos.
A excelência da operação e a satisfação dos clientes são metas constantes da gestão do laboratório, que investe continuamente em tecnologia e recursos humanos, ampliando suas instalações e acompanhando o progresso científico e tecnológico do segmento da medicina diagnóstica no Brasil. Exemplo disso foi a decisão de investir em um novo sistema de informação para gerir de forma integrada a sua operação.
“As soluções da Shift nos encantaram desde o início, principalmente pela rastreabilidade das amostras, que permite o acompanhamento da operação em tempo real. O layout intuitivo do sistema evidencia ainda processos bem definidos”, comenta Adriana. “Reduzimos nossa margem de erro, o que se reflete claramente na satisfação do cliente e na redução do tempo de atendimento. Em média 25% dos nossos clientes consultam resultados de exames na web, por exemplo”, completa.
Atualmente, o tempo médio de estadia do paciente no laboratório está abaixo dos 28 minutos. A recepção passou ainda a ter um controle de filas e monitoramento da performance, sendo que o tempo médio de espera de um paciente é de apenas quatro minutos.
O laboratório passou a operar com maior agilidade devido à automatização de alguns processos. “O módulo de conciliação de faturas contribuiu muito para a conferência de faturas de laboratórios de apoio, que refletiu em ganhos não só de produtividade, como também de lucratividade. Diante da demanda de exames terceirizados, fazemos a conferência de faturas em minutos, uma tarefa antes realizada manualmente e que agora visualizamos rapidamente valores cobrados fora do acordo comercial”, finaliza a gerente.