Medidas adicionais de proteção ajudam na prevenção da formação de biofilmes

Microban

As superfícies de contato com alimentos são frequentemente sujeitas a formação de biofilmes bacterianos

O ambiente da indústria alimentícia cria oportunidades privilegiadas para que as superfícies sem proteção antimicrobiana sejam contaminadas por bactérias que se originam do contato humano e também de resíduos alimentares. Os padrões de consumo, a reutilização de itens para diversos propósitos, o acúmulo de sujeira, umidade, e a não aderência aos procedimentos de limpeza e higienização podem agravar ainda mais essas condições.

Utensílios, talheres e superfícies na indústria alimentícia, tem frequente contato com diversos alimentos destinados ao consumo. A importância da limpeza para reduzir os potenciais riscos associados à transferência de micróbios de uma superfície, mesmo visualmente limpa, para um alimento pronto para comer, não pode ser subestimada. As superfícies de contato com alimentos são frequentemente sujeitas a formação de biofilmes bacterianos, que são bactérias que se fixaram em fissuras da superfície, como exemplo uma bancada, e que mesmo após serem higienizadas, as bactérias ficam alojadas nestas fissuras, se multiplicando e formando uma camada invisível de contaminação.

Por estas razões, os administradores e outros indivíduos dentro das indústrias de hospitalidade e alimentícia estão buscando métodos para manter os produtos e equipamentos mais limpos e higiênicos entre as limpezas.

Em decorrência de alguns atrasos que podem acontecer nos processos de sanitização, adicionar a proteção antimicrobiana Microban® contra fungos e bactérias, além do controle interno da instalação, irá resultar em condições que previnem o crescimento bacteriano em superfícies de contato com alimentos, e assim, ajudando a prevenir a formação de biofilmes.

Uma vez incorporada, a tecnologia antimicrobiana da Microban não sai entre as lavagens e não se desgasta, e continua atuando durante toda a vida útil do produto. A presença desta camada adicional de proteção antimicrobiana suporta regulamentos, procedimentos e protocolos existentes sendo muito valiosa para os administradores, pois a indústria trabalha com o objetivo de ter produtos e equipamentos da indústria alimentícia mais limpos e higiênicos para seus consumidores finais.

Tags:

biofilmes bacterianos, indústria alimentícia, proteção antimicrobiana

Compartilhe: