shimadzu

O evento reuniu mais de 60 profissionais da indústria de alimentos

No dia 31 de maio, o Instituto Senai de Tecnologia de Alimentos em parceria com a Shimadzu do Brasil realizou o Workshop “A nova regulamentação da lactose (RDC 135 e 136/2017) – como aplicá-la às indústrias de alimentos?”.

O evento teve como objetivo atualizar os profissionais da área a respeito na nova legislação sobre o teor de lactose em produtos alimentícios, a qual foi publicada oficialmente em 08 de fevereiro de 2017.

Estiveram presentes como palestrantes, a Profa. Dra. Andressa Marcelino do Instituto Senai, que esclareceu todas as dúvidas a respeito da parte regulatória, a Profa. Dra. Bárbara Mesquita, que abordou a respeito da importância da preparação de amostras na instrumentação analítica e a MSc. Ariane Nogueira Morguetti, especialista em LC/LCMS da Shimadzu do Brasil, que apresentou a técnica analítica desenvolvida pela empresa para a determinação do teor lactose em produtos lácteos com o melhor custo-benefício para o setor.

A metodologia apresentada pela empresa utiliza como eluente somente água ultrapura e alcançou limites de quantificação de lactose de 0,5 mg/100g com o HPLC integrado Prominence-i, o que corresponde a uma alta sensibilidade de detecção. Continue lendo aqui. 

Na ocasião, também foram apresentadas as soluções tecnológicas para o desenvolvimento de novos produtos pelas empresas convidadas Prozyn e Doremus.

O evento reuniu mais de 60 profissionais da indústria de alimentos, professores e estudantes, bem como os colaboradores e coordenadores do Instituto Senai de Tecnologia de Alimentos e da empresa Shimadzu do Brasil.

Tags:

RDC 135 e 136/2017, regulamentação da lactose, Shimadzu do Brasil

Compartilhe: