Criado em 1963, laboratório do Centro de Ciências Rurais oferta pesquisa de baixo custo e em curto espaço de tempo

UFSM

O Departamento de Solos realiza cerca de 40 mil análises por ano com amostras de solos provenientes dos produtores rurais. Foto: Charles Guerra / New Co

O Centro de Ciências Rurais (CCR) da Universidade Federal de Santa Maria possui um dos mais antigos laboratórios prestadores de análise química e física do Rio Grande do Sul. O Departamento de Solos realiza cerca de 40 mil análises por ano com amostras de solos provenientes dos produtores rurais, não só do Rio Grande do Sul, mas de vários Estados.

Criado em 1963, o laboratório oferta à população em geral pesquisa de baixo custo e em curto espaço de tempo, podendo ser executado em qualquer período do ano. Os resultados das análises ajudam os produtores a adubar as lavouras na medida certa, aumentando a produtividade e evitando gastos desnecessários com adubação excessiva.

“Temos uma tabela de preços que variam de acordo com a quantidade de amostras para análise. Quanto maior o número de amostras, mais descontos o cliente receberá”, diz o engenheiro agrônomo, doutor em Ciência do Solo e supervisor técnico do Laboratório de Análise de Solos do Departamento de Solos, professor Gustavo Brunetto.

Ele ressalta que não é só o pequeno, médio e grande produtor que pede testes, mas também pessoas que moram na cidade: “A pessoa que tem uma horta em casa também pode solicitar a pesquisa do seu solo, assim, aumenta a probabilidade de um plantio em melhor estado”.

O departamento recebe amostras de solos de vários municípios do Estado, sendo a maior parte deles das regiões Central, Planalto e Campanha Gaúcha. Mas o laboratório também realiza testes com amostras de solos de Bahia, Maranhão, Goiás e Minas Gerais, entre outros.

“A pesquisa é fundamental para um plantio mais saudável. O teor de nutrientes aplicados conforme a necessidade melhora as condições da planta que nasce melhor nutrida, gerando mais benefícios ao produtor”, afirma o engenheiro agrônomo Gustavo Brunetto, do Departamento de Solos da UFSM.

O Laboratório de Análise de Solos está localizado no primeiro andar do prédio 43 da UFSM, no campus. Para mais informações e tirar dúvidas sobre como pedir a análise, o contato pode ser efetuado pelo telefone (55) 3220-8153, pelo e-mail [email protected] ou pelo site www.ufsm.br/labsolo. (Diário de Santa Maria)

Tags:

Centro de Ciências Rurais, UFSM

Compartilhe: