Os clientes da Hotsoft têm conseguido, com segurança, reduzir o prazo de entrega dos laudos, diferenciando-se dos seus concorrentes

A visão, em tempo real, das principais fases do Tempo de Atendimento Total (TAT), tem se mostrado um diferencial competitivo importante no crescimento e sustentabilidade dos laboratórios.

O TAT envolve todas as áreas do laboratório, demonstrando a interdependência e a responsabilidade de cada um dentro do processo. Da chegada do paciente ao laboratório, até o momento em que o laudo lhe é entregue, é possível obter indicadores relacionados a tempo de espera, produtividade, gargalos de atendimento, entre outros.

Contudo, ter acesso a essas informações, através de relatórios gerados após os fatos terem ocorrido, auxilia apenas para que se tomem providências corretivas.

O Painel de Monitoramento da Hotsoft tem como objetivo antecipar a ocorrência de problemas, usando como referência o Protocolo de Manchester para classificação dos níveis de urgência/emergência.

A partir desses critérios, o laboratório pode definir com quanto tempo quer ser avisado de um possível atraso de entrega de laudo, por exemplo, e o Painel apresentará em que fase o processo está parado, para que o laboratório possa identificar o motivo e tratá-lo, atuando de forma preventiva.

Considerando o exemplo acima, os clientes da Hotsoft têm conseguido, com segurança, reduzir o prazo de entrega dos laudos, diferenciando-se dos seus concorrentes. Especialmente, aqueles que prestam serviços para hospitais têm repactuado seus contratos, melhorando relacionamento e incrementando receita.

O uso de alertas vinculados ao tempo de espera e/ou a quantidade de pacientes na recepção e na coleta, assim como a visão antecipada da produção para a área técnica, são outras características importantes desse recurso, disponível a todos os usuários dos sistemas Labplus e Labmaster.

Os desafios para fidelizar clientes no laboratório

Contando com o acesso rápido a esses indicadores de desempenho do laboratório, o gestor do laboratório pode identificar indícios de gargalos no processo que devem ser aperfeiçoados para melhorar a experiência do cliente com a sua marca e, consequentemente, fidelizá-lo através de um serviço de valor agregado.

A empresa recomenda o artigo “Os desafios para fidelizar clientes no laboratório”  e o infográfico com 8 dicas para melhorar o atendimento no laboratório clínico para quem deseja desmistificar o assunto.

Tags:

Hotsoft, indicadores de desempenho do laboratório, Tempo de Atendimento Total

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