transporte_freedigitalphotosPrestadores de saúde, seja laboratório, clínica, hospital, centro médico, enfim. Fiquem atentos com as empresas que ofertam e prestam serviços de transporte para saúde.

A Diretoria da Agência Nacional de Transportes Terrestres – ANTT, que aprova as Instruções Complementares ao Regulamento Terrestre do Transporte de Produtos Perigosos, recentemente realizou a revisão da resolução 420/2004 através da Audiência Pública AP 004 iniciado no primeiro semestre de 20015.

Foram recebidas considerações e sugestões quanto aos termos da resolução ANTT 420 através de manifesto presencial, eletrônico e postagem, num total de 138 manifestações, dentre estas, quanto revisora, a Biocarga se manifestou eletronicamente.

Esta ação foi motivada considerando as recentes atualizações do Regulamento Modelo da ONU, o Orange Book, documento elaborado no âmbito do Comitê de Peritos em Transporte de Produtos Perigosos das Nações Unidas, do qual a ANTT faz parte, e que serve de fundamento à regulamentação nacional; assim como a necessidade de atualização e harmonização das instruções complementares aos regulamentos do transporte rodoviário e ferroviário atualmente vigentes, em função da evolução técnica das normas e padrões internacionalmente aplicados e praticados.

Em sua conclusão publicada, através de seu diretor geral Jorge Bastos, a ANTT aprovou a nova resolução, denominada ANTT 5232 que entrou em vigor em dezembro de 2015 e estabelece prazos para cumprimento das disposições contidas em seus anexos e revogar dentre do prazo estabelecido, as resoluções ANTT 420/2004 dentre outras resoluções.

O link da Biocarga contém mais informações.

Compartilhe:

Cristhian Roiz
Publicado por Cristhian Roiz

Cristhian Roiz é biomédico com mais de 27 anos de experiência e especialista em Análises Clínicas. Possui MBA em Logística para a Saúde pela FGV, é Auditor da ISO 9001 e conferencista sobre normas, regulamentações em transporte de materiais biológicos em congressos nacionais e faculdades. Tornou-se especialista nas regulamentações da ANVISA e ANTT, RDC 20 e ANTT 420, tendo sido convidado por ambas as agências a ser revisor participativo por tais resoluções desde 2014 e atualmente referência nacional em tais assuntos. É CEO da BioCarga. E-mail: [email protected] Site: www.biocarga.com.

Este conteúdo é de responsabilidade do colunista e não expressa a opinião do LabNetwork.