Estão abertas as inscrições para o III Curso de Inverno de Biologia Celular e Molecular do Câncer. Ao todo serão 50 vagas gratuitas 

graduação_desenho_fdp

Com carga de 36 horas, o curso acontecerá de 17 a 21 de julho

Alunos de graduação e recém-formados na área da saúde poderão concorrer a uma das 50 vagas gratuitas do III Curso de Biologia Celular e Molecular do Câncer promovido pelo Centro Internacional de Pesquisa (CIPE) do A.C.Camargo Cancer Center. O curso é voltado para alunos matriculados em cursos de Graduação em Medicina, Biologia, Biomedicina, Biotecnologia, Farmácia, Bioquímica e Física Médica e que tenham cursado a disciplina de Biologia Básica durante a grade curricular e para recém-formados em cursos de graduação na área da saúde.

Com carga de 36 horas, o curso acontecerá de 17 a 21 de julho, trazendo aulas teóricas sobre a epidemiologia do câncer; mutações somáticas e hereditariedade; metagenômica; angiogênese, vesículas, expressão gênica, epigenética e metagenômica; o papel da bioinformática; sinalização intracelular; mecanismos envolvidos no desenvolvimento das metástases; biópsia líquida, imunologia dos tumores e demais linhas em pesquisa básica e clínica. Durante o curso, os alunos farão visitas técnicas aos Laboratórios de Cultura Celular, de Biologia Celular e Molecular, de Microscopia Confocal e Citometria de Fluxo, de Citogenética e Genética Molecular, de Oncogenética Molecular e de Genética Médica.

De acordo com a cientista, coordenadora do Grupo de Biologia Molecular e Celular e Superintendente de Pesquisa do A.C.Camargo, Vilma Regina Martins, o objetivo do curso é apresentar aos jovens as inúmeras possibilidades de linhas de pesquisa que hoje existem, alimentando neles a vontade de estudar sobre esta doença tão complexa. “Queremos despertar, desde cedo, o interesse por pesquisas e revelar futuros talentos na investigação sobre o câncer”, afirma Vilma Martins.

O curso prevê também a oportunidade para que 20 alunos façam apresentação oral de seus resultados de estágios de iniciação científica, podendo concorrer ao II Prêmio A.C.Camargo de Jovens Pesquisadores. Além do prêmio de primeiro lugar, outros dois alunos receberão menção honrosa. Os demais alunos poderão enviar resumos para apresentação em formato de pôster.  Mais informações estão disponíveis aqui.

 

Tags:

A.C.Camargo Cancer Center, III Curso de Biologia Celular e Molecular do Câncer

Compartilhe: