Por Milena Tutumi
Com um mundo cada vez mais conectado, no qual serviços podem ser executados e solicitados remotamente na palma da mão, os laboratórios de diagnóstico estão investindo alto em tecnologia de ponta para oferecer uma extensa gama de serviços por meio de sites e aplicativos a fim de proporcionar praticidade e melhorar a experiência do seu cliente.
O laboratório Hermes Pardini tem hoje cerca de 50 mil downloads do seu aplicativo e um volume de agendamentos online que já representa 20% do volume total. Já as consultas de resultados são feitas 70% pela internet. Esses números, apresentados por Alessandro Ferreira, vice-presidente comercial e de marketing do Grupo, têm crescido consideravelmente refletindo a mudança de comportamento dos clientes, que estão preferindo solucionar as suas demandas utilizando a internet, incluindo as redes sociais. “Representa um crescimento de 10% do volume total de solicitações do Hermes Pardini”, pontua Ferreira.
O Grupo investiu em tecnologias não só para o cliente como também para a classe médica, que tem à disposição o Portal Médico, permitindo o acompanhamento dos exames dos pacientes de forma mais próxima, ágil e completa. No ar desde 2016, o Portal Médico tem hoje 4 mil acessos por mês, e oferece funcionalidades como eventos, consulta a exames e preparos, além de uma biblioteca científica, cujo acesso é livre. Já o acesso restrito do portal fica à disposição de prescritores, muitos deles prospectados pelo Hermes Pardini, que o utilizam como ferramenta de trabalho para consultar resultados de pacientes, solicitações de urgências ou para falar diretamente com a assessoria médica, explica o vice-presidente.
As plataformas foram desenvolvidas para proporcionar praticidade e conveniência aos clientes, como redução do tempo do atendimento e das filas, facilidade de acesso às informações de tempo de processamento ou acesso aos resultados. Também no ar desde o ano passado, o aplicativo do laboratório está disponível tanto para o cliente como para o prescritor e é uma ferramenta prática e ideal para oferecer o acesso rápido a informações diversas. “Dentre todos os canais para encontrar essas informações (CRC, unidades e sites), o app era o que tornaria a usabilidade ainda mais rápida e prática, podendo ser acessado de qualquer lugar e em qualquer hora”, diz o executivo sobre a necessidade de desenvolver o app.
Outras novidades tecnológicas
Ainda em fase de adaptação, o Totem de Atendimento é a mais recente novidade tecnológica do Grupo Hermes Pardini. Por meio do equipamento, instalado em uma unidade de Belo Horizonte, é possível se obter a ficha de atendimento aos planos de saúde (por enquanto Unimed) e registro do pedido com guias autorizadas, permitindo ao cliente ir direto para a coleta do exame; visualização e impressão de resultados; entrega de material pendente; e consultas de informações de exames.
Lançado no mês de agosto, o plano é ampliar sua instalação para outras lojas.
Está para ser lançada também a Loja Virtual de vacinas, uma facilidade que o Grupo Hermes Pardini desenvolveu para a comercialização de vouchers de vacinas, visando a redução do tempo de atendimento e filas. Esse serviço está disponível no link: www.hermespardini.com.br/lojavirtual/