rochenews_03_digital-(1)A Roche Diagnóstica anunciou, em maio, o lançamento do ensaio Ventana PD-L1 (SP263) como um teste de diagnóstico in vitro para Keytruda (pembrolizumabe), uma terapia antiPD-1, para identificar pacientes com câncer metastático de células não pequenas (mNSCLC) não tratados ou previamente tratados que sejam elegíveis para imunoterapia. O Keytruda é comercializado pela  Merck & Co., conhecida como MSD fora dos Estados Unidos e Canadá. O ensaio está disponível em países que aceitam a marcação CE. Os países dependem de seus respectivos sistemas regulatórios para ter aprovação local da marcação CE.

O câncer de pulmão permanece como a principal causa de mortes por câncer, com um percentual anual estimado de 19,9% de todos os novos casos de câncer e aproximadamente 1,6 milhão de óbitos em todo o mundo. O NSCLC representa cerca de 85% de todos os casos de câncer de pulmão. Durante as últimas três décadas, o câncer de pulmão apresentou a menor melhora nas taxas de sobrevivência quando comparado com outros cânceres.

O ensaio Ventana PD-L1 (SP263) é o único ensaio PD-L1 totalmente automatizado para Keytruda a ser lançado na série de instrumentos BenchMark da Roche. O lançamento deve aumentar significativamente o acesso dos pacientes ao teste PD-L1, dada a extensa base global de equipamentos diagnósticos da Roche.

“A Roche lançou inicialmente o ensaio Ventana PD-L1 em setembro de 2016 como um teste diagnóstico para pacientes com NSCLC metastático previamente tratados em países que aceitam a marcação CE. Estamos muito satisfeitos em expandir essa aplicação para incluir pacientes que estejam sendo considerados para imunoterapia com Keytruda como primeira linha de tratamento”, diz a head da Roche Tissue Diagnostics, Ann Costello. “O ensaio fornece novas perspectivas sobre as possíveis opções de tratamento para essa doença potencialmente letal.”

A Roche continuará a buscar aprovação regulatória para o ensaio Ventana PD-L1 (SP263) para outras indicações de câncer e em outras localidades.

Leia este artigo na íntegra na última edição da revista Roche News clicando na imagem abaixo:

CAPArochenews_03_digital

Tags:

câncer de pulmão, ensaio Ventana PD-L1, Roche Diagnóstica

Compartilhe: