O caminho para opções de tratamento personalizado do câncer começa com conhecimento

questAtualmente mais pacientes estão se beneficiando de tratamentos personalizados que visam células cancerosas contendo mutações genéticas específicas. No entanto, pode ser difícil decidir quais terapias personalizadas são mais apropriadas, pois isso requer uma análise demorada de grandes quantidades de dados.

A Watson Genomics from Quest Diagnostics acelera esta análise e oferece opções terapêuticas personalizadas para a condição de cada paciente. Com esta informação de suporte completa e que alta qualidade, os oncologistas podem tomar decisões mais embasadas para determinar o tratamento do seu paciente e se sentir mais seguro sobre o que a literatura médica relata ser o melhor caminho a seguir.

A Watson Genomics from Quest Diagnostics combina o estado da arte em análise de tumores da Quest com as capacidades de pesquisa cognitiva baseada em computação da IBM Watson e a profunda experiência em tratamento de câncer do Memorial Sloan Kettering Cancer Center (MSK).

O novo teste IBM Watson Genomics from Quest Diagnostics envolve o laboratório de sequenciamento e a análise da composição genômica de um tumor para ajudarem a revelar mutações que possam estar associadas a terapias personalizadas e ensaios clínicos. A Watson Genomics então compara essas mutações com a literatura médica relevante, estudos clínicos, farmacopeia e orientações cuidadosamente anotadas pelos principais oncologistas, incluindo os do MSK. A Watson Genomics adiciona a sua base de dados aproximadamente 10.000 artigos científicos e 100 novos ensaios clínicos todo mês.

“A medicina de precisão está mudando a maneira como tratamos o câncer e dando nova esperança para as pessoas que vivem com a doença”, diz Jay G. Wohlgemuth, MD, Diretor Médico e Vice-Presidente Sênior de Pesquisa & Desenvolvimento e médico, da Quest Diagnostics. “Entretanto, o acesso ao sequenciamento genômico e a análise de tumor necessários para se determinar os tratamentos personalizados apropriados para um determinado paciente pode ser um desafio. Este serviço combina a análise do laboratório de última geração da Quest com a vasta capacidade de pesquisa de literatura através do uso da computação cognitiva da IBM Watson e a profunda experiência em tratamento de câncer da MSK. Esta é uma combinação poderosa que acreditamos que vai alavancar os serviços genômicos convencionais visando uma melhor e mais completa abordagem no que se refere à identificação de tratamentos oncológicos personalizados .”

 

Como funciona esta solução?

A eficácia da terapia contra o câncer depende frequentemente do tipo de mutações presentes em certos genes relacionados a determinado tumor. Muitas das mais recentes terapias foram projetadas para agir, visando tumores com uma composição genética específica. Uma terapia eficaz para um tipo de câncer pode, de fato, também ser eficaz para muitos outros que compartilhem de mutações semelhantes. Entretanto, estas mutações variam de indivíduo para indivíduo e também podem sofrer alguma alteração durante o tratamento. Correlacionar essas mutações aos tratamentos adequados disponíveis, requer conhecimentos de sequenciamento genômico, bem como informações de bases de dados poderosas, as quais devem ser rotineiramente atualizadas para dar conta de descobertas científicas em rápida evolução, de terapias farmacológicas disponíveis e de pacientes para os quais nenhuma terapia é indicada.

O novo serviço ajuda a fechar essas lacunas. Para acessar o relatório baseado em evidências da IBM Watson, o oncologista ou outro médico deverá enviar a biópsia de tumor sólido do paciente para a Quest Diagnostics, onde os patologistas irão preparar a amostra de tecido para sequenciamento genômico. Os cientistas da Quest, então, sequenciarão os genes associados aos diversos tratamentos usando tecnologias avançadas de sequenciamento de nova geração (NGS) e o arquivo genético gerado será adicionado à plataforma IBM Watson Genomics. Esse platafomra usará os dados genéticos sequenciados para realizar comparações com dados massivos de bancos de dados clínicos, científicos e farmacológicos para ajudar a descobrir possíveis opções terapêuticas que correspondam às mutações tumorais do paciente. Um patologista da Quest analisará e validará os resultados e preparará um relatório que será enviado de volta ao médico solicitante.

“Agora sabemos que as alterações genéticas são responsáveis por muitos tipos de câncer, mas continua a ser um desafio para a maioria dos clínicos cumprir a promessa de medicina de precisão, uma vez que isso requer conhecimentos especializados e uma interpretação demorada de enormes quantidades de dados”, disse Paul Sabbatini, MD, Médico Adjunto e Chefe da Pesquisa Clínica no Memorial Sloan Kettering Cancer Center. “Através desta colaboração, os oncologistas terão acesso as informações sobre os efeitos e as implicações do tratamento de alterações genéticas câncer específico do MSK. Isso tem o poder de ampliar a experiência e ajudar a melhorar o atendimento ao paciente “.

Para saber mais sobre o Watson Genomics from Quest Diagnostics, clique aqui ou entre em contato com a Quest do Brasil.

Tags:

laboratório de sequenciamento, tratamentos personalizados, Watson Genomics from Quest Diagnostics

Compartilhe: