Point of Care facilita o controle das taxas de gordura no sangue

colesterol

A Alere possui o sistema Alere Afinion, um POC para a testagem de Perfil Lipídico

O Ministério da Saúde estima que cerca de 40% da população brasileira apresenta colesterol alto.  Lembrado em 08 de agosto, o Dia Nacional de Combate ao Colesterol chama a atenção para problemas decorrentes da elevada concentração dessa gordura no sangue, como doenças cardíacas, que são a primeira causa de mortes no mundo, de acordo com a Organização Mundial da Saúde.

Estudo dos Riscos Cardiovasculares em Adolescentes ressalta que essa preocupação não se limita aos adultos: um em cada cinco jovens brasileiros apresenta colesterol total alto; ainda, quase metade deles tem baixo nível de HDL, o colesterol bom, cenário pior do que o dos Estados Unidos. Apesar do número expressivo, segundo a pesquisa realizada pela Sociedade Brasileira de Cardiologia, 41% das pessoas não manifestam nenhuma preocupação quanto aos níveis de colesterol.

Uma forma de transformar essa realidade é facilitar o acesso a resultados rápidos e precisos. Novidade no cenário nacional, a tecnologia Point of Care foi desenvolvida exatamente com esse propósito. Em cinco minutos e com apenas a ponta do dedo, traça-se um perfil com informações sobre colesterol total, HDL, LDL e triglicerídeos, além de medição de glicose e avaliação do risco de doenças cardiovasculares.

Patrícia Carvalho, gerente de produtos cardiometabólicos da Alere Brasil, divisão brasileira da multinacional norte-americana, afirma que a simplicidade do POC pode influenciar na qualidade de vida da população. “Esse imediatismo faz com que o paciente se mantenha comprometido com o tratamento, com taxa de colesterol controlada e, consequentemente, com menos chances de complicações no futuro”, aponta.

A Alere possui o sistema Alere Afinion, um POC para a testagem de Perfil Lipídico (Triglicérides e Colesterol Total e frações) com apenas uma coleta de ponta dedo e resultados em 8 minutos. “São exames simples, demandam apenas uma pequena amostra de sangue e poucos minutos para se chegar a um resultado”, reforça Patrícia.

HDL, LDL e VLDL 

Tipo de gordura presente em todas as células do corpo, exerce importantes funções para o bom funcionamento do organismo. Aproximadamente 70% é produzido pelo fígado, já 30% é proveniente da dieta – alimentos como laticínios, frituras e embutidos devem ser consumidos com moderação, a fim de manter o colesterol controlado.

Existem três tipos de colesterol: HDL, LDL, VLDL. O primeiro, considerado como “bom colesterol”, é capaz de absorver os cristais de colesterol acumulado nas artérias, transportando-os até o fígado para serem eliminados.

Já o LDL e VLDL transportam a gordura do fígado até células e tecidos, favorecendo o acúmulo nas paredes internas das artérias e, concomitantemente, diminuindo o fluxo de sangue – fator diretamente ligado às doenças cardiovasculares.

Tags:

Alere, colesterol, point of care

Compartilhe: