O Programa de Acreditação de Laboratórios Clínicos (PALC) é a acreditação mais importante para laboratórios médicos no Brasil

unimed

Os processos de avaliação da qualidade dos serviços de empresas do setor de saúde são um importante radar para os consumidores que desejam buscar os melhores tratamentos

As 16 unidades da Unimed Laboratório em Curitiba acabam de obter a aprovação do Programa de Acreditação de Laboratórios Clínicos (PALC), que atesta a excelência na qualidade dos laboratórios médicos. O PALC é a acreditação mais específica e importante para laboratórios de análises clínicas no Brasil.

Durante a auditoria, a Unimed Laboratório se destacou pelo atendimento, pelo seu centro de processamento de exames, suprimentos, tecnologia da informação e desenvolvimento humano. “O processo para a acreditação PALC foi idealizado, planejado e executado a muitas mãos. Tivemos uma longa caminhada que nos levou a um resultado de muito sucesso. É uma conquista muito importante não apenas para a empresa e colaboradores, mas para todos os paranaenses”, diz Mauro Scharf Pinto, diretor médico da Unimed Laboratório.

Os processos de avaliação da qualidade dos serviços de empresas do setor de saúde são um importante radar para os consumidores que desejam buscar os melhores tratamentos. Atualmente, a acreditação no Brasil não é obrigatória. O laboratório pode escolher o órgão acreditador, baseando-se em sua credibilidade, experiência e no conhecimento técnico de seus auditores. Estes incentivam a equipe do laboratório, a alta direção e gerência a alcançarem níveis cada vez mais elevados de qualidade e melhoria contínua.

Atualmente, 154 laboratórios no Brasil têm a acreditação do PALC. O programa é uma criação da Sociedade Brasileira de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial (SBPC/ML) e desde 1998 realiza auditorias “por pares” — profissionais com conhecimento e vivência na área de laboratórios — o que possibilita a troca de experiências entre auditores e o laboratório auditado. Após a auditoria, a Comissão de Acreditação de Laboratórios Clínicos (CALC) da SBPC/ML avalia a documentação e as informações coletadas pelos auditores e aprova a acreditação.

 

Tags:

PALC, Unimed Laboratório

Compartilhe: