euroimmun3EUROArray HLA-B27 é designado para detecção genética molecular para doenças associadas a alelos de HLA-B*27. Com um total de 130 diferentes subtipos (B*27:01 – B*27:105) tem sido descrito por HLA-B27, que diferem apenas em algumas bases e podem ser detectadas em conjunto usando o EUROArray HLA-B27, fornecido pela Euroimmun.

A proteína HLA-B27 ligada à membrana está associada à ocorrência de várias doenças autoimunes, como a doença de Bechterew (espondilite anquilosante, AS), síndrome uretro-oculo-articular (doença de Reiter, associação de sintomas de uretrite, conjuntivite/uveíte), artrite reativa (artrite para- /pós-infecciosa), uveíte aguda anterior ou iridociclite aguda, artrite psoriática e artrite idiopática juvenil e enteropatias (doenças inflamatórias intestinais crônicas, IBD).

Existe uma clara relação entre a doença de Bechterew e a presença de HLA-B27. Cerca de 3 a 6% dos portadores de HLA-B27 desenvolvem espondilite anquilosante. Cerca de 90% dos doentes com doença de Bechterew são portadores deste antígeno tecidual, em particular dos subtipos B*27: 02, B*27:04 e B*27:05. Os subtipos B*27:06 e B*27:09, por outro lado, não estão associados com a doença de Bechterew. Portanto, a diferenciação de subtipos é necessária para a confirmação do diagnóstico, fornecido pelo EUROArray HLA-B27 a um nível muito elevado de qualidade.

Devido à utilização de iniciadores específicos de alelos, a detecção genética molecular de HLA-B 27 é mais específica e sensível do que métodos sorológicos.

 

Princípio do teste

O EUROArray HLA-B27 é um teste in vitro para a determinação genética molecular de alelos HLA-B*27 associados à doença no DNA genômico humano. O sangue de EDTA (método direto) ou o isolamento de DNA genômico do doente são utilizados como material de amostra.

 

Sensibilidade e especificidade

O sistema de teste de microarray detecta todos os subtipos HLA-B*27 e indica o possível subtipo não associados a doença HLA-B*27: 06 e HLA-B*27: 09.

euroimmun2

Tags:

EUROArray HLA-B27, Euroimmun

Compartilhe: